Alameda Carlos de Carvalho, 1310 - Batel - Curitiba - PR loja@babydreams.com.br 55 (41) 3222-0688

OS PRIMEIROS DIAS COM O BEBÊ – PARTE 2

unnamed-80

unnamed-80Pois é, não são só os problemas com a amamentação que aparecem nos primeiros dias. Vontade de chorar, detalhes sobre o novo bebê que você nem imaginava, a rotina com a casa e o resto da família (ou simplesmente o marido), tudo pode parecer pior do que é… Mas tenha calma. Aos poucos você começará a adaptar-se.

Hoje vamos falar sobre algumas coisas que podem acontecer com o bebê e que são muito normais, apesar de nos assustarem. Mesmo que você não seja uma mãe de primeira viagem, cada bebezinho é único e você pode se deparar com situações novas, antes da primeira consulta com o médico.

Veja alguns exemplos:

  • Fezes escuras – as primeiras fezes do bebê são escuras e pegajosas, de cor preta, marrom ou esverdeada, bem pegajosas, chamadas de “mecônio”, resultado do que foi ingerido ainda na barriga da mãe. Com poucos dias vão clarear até ficarem amarelas.
  • Pele amarelada – a “icterícia” pode aparecer nos primeiros dias , começando no rosto e cabeça e, em geral, desaparece com um pouco de sol recomendado pelo médico (10 a 15 minutos antes das 10h da manhã ou após as 16h) ou ainda com fototerapia, nos casos menos leves.
  • Cabeça cônica – os ossos da cabeça do bebê ainda não estão colados. Isso acontece para facilitar a passagem no parto normal. Por isso, caso a cabecinha pareça afunilada, é normal. O bebê também tem uma área mole, chamada “moleira”, que vai desaparecer com o tempo.
  • Mama inchada – alguns bebês podem ficar com as mamas inchadas ou avermelhadas (e até mesmo vazar um pouco de leite, o popular, “leite de bruxa”). Não se assuste! Isso é resultado dos seus hormônios no bebê e deve passar em poucos dias,  sem nenhum auxílio. Nunca esprema ou aperte, e se perceber que as maminhas estão quentes ou vermelhas demais, converse com o pediatra.

download

  • Pelos pelo corpo – é chamado “lanugem” e vai cair em poucos dias. É produzida no final da gravidez e, em algumas semanas não haverá mais nada.

lanugo

  • Cravinhos – não são cravinhos, apesar de terem o mesmo aspecto, porém brancos. São chamados “milium” e desaparecem também, são secreções das glândulas sebáceas.

270px-Milia2

  • Mancha mongólica” – é uma mancha escura que bebês de pele escura ou amarela presentam. Aparecem na região das nádegas ou costas, como uma batida, mas desaparecem até 1 ano de idade, geralmente.

download

  • Genitais inchados – tanto nas meninas como nos meninos, pode acontecer de os genitais ficarem inchados. Eles devem desinchar sozinhos. No caso dos meninos, um testículo pode estar maior do que o outro, causado por um acúmulo de líquido que deve desaparecer sem nenhuma intervenção, ou ainda, parecerem vazios, quando não ainda não “desceram”,  o que deve acontecer até um ano de idade. Nas meninas pode haver uma secreção ou até mesmo um pouquinho de sangue na vagina. Também é normal.
  • Cólicas ou gases – algumas vezes o bebê tem cólicas, é normal até que se adapte. Outras vezes são apenas gases e podem diminuir se você conseguir colocar para arrotar. Neste caso, coloque o bebê como se estivesse em pé, segurando-o atrás da cabeça e no bumbum, virado com a barriga encostada no seu corpo, e dê leves tapinhas nas costas. Não será no primeiro dia que ele vai aprender, continue tentando com paciência, e se não arrotar em 15 minutos pode deitá-lo sem problemas.
  • Manchas vermelhas na pele – algumas manchas podem aparecer acima do nariz, na testa ou na nuca (centralizadas), elas desaparecerão sozinhas até um ano. São chamadas “pega da cegonha” (hemangiomas).

clapilares3

  • Umbigo – o umbigo vai secar sozinho. Entretanto, os médicos recomendam que você faça a higiene a cada troca de fraldas, com álcool 70 e um cotonete. Não se assuste se houver um pouquinho de sangue ou casquinha, é normal, assim como um aspecto amarelado onde está secando. Não use faixa. Se aparecer pus, ficar vermelho ou inchado, ou o bebê reclamar de dor, não é normal.

umbigo

  • Orelhinha dobrada ou nariz amassado – também consequências do parto normal, que devem normalizar-se com alguns dias ou semanas.
  • Regurgitar – não é o mesmo que refluxo. O bebê pode regurgitar (vomitar um pouquinho de leite) quando mama demais ou quando foi agitado após mamar. Sempre acontece em pouca quantidade e é absolutamente normal.

Em qualquer casos, se tiver dúvidas ou  se o bebê apresentar febre ou choro intenso, procure logo o pediatra. Ele vai saber orientá-la.

Por Ana Carolina Scheel.